• X-Men: Fênix Negra | História da personagem nas HQs

       Nesta quinta-feira (6), estreia nos cinemas X-Men: Fênix Negra, o último capítulo da franquia dos mutantes produzida pela Fox, antes da compra do estúdio pela Walt Disney. Em 2006, o arco da Fênix Negra foi explorado em X: Men: O Confronto Final, mas em meio a tantas subtramas, a personagem acabou em segundo plano. Contudo, dessa vez, a nova adaptação promete ser mais fiel aos quadrinhos, trazendo elementos cósmicos e personagens que nas HQs estão ligados a Força Fênix.

       Se você está ansioso pelo filme, e gostaria de saber um pouco mais sobre as histórias que inspiraram a trama, confira alguns elementos presentes nos quadrinhos:


       Nos quadrinhos, a Força Fênix é uma entidade cósmica imortal capaz de destruir e recriar qualquer parte do universo, de acordo com “O Julgamento da Fênix”, que consiste em eliminar o que não “funciona”, ou seja, estagnado e incapaz de evoluir. Ela nasceu do vácuo espacial, e é considerada uma das principais forças do universo: a vida. De tal maneira que ela pode controlar a existência por si só, negando ou concedendo a vida. A Força Fênix, também, é a origem de toda energia psiônica existente no Omniverso, e já foi guardiã do cristal M’Kraan, capaz de canalizar energias de realidades paralelas.

       No início, a Força Fênix era uma massa disforme de energia vagando pelo cosmos, até que em sua primeira visita à Terra, ela encontrou o mago Feron (um adorador do pássaro lendário Fênix) e passou a adotar a forma do pássaro de fogo, tal como conhecemos hoje.


       O primeiro contato de Jean Grey com a Força Fênix, se deu quando os X-Men retornavam de uma missão espacial, e ela quase teve seu corpo destruído pela radiação cósmica. Para salvar os amigos e a própria vida, ela implorou que alguém a salvasse, foi nesse momento que a Fênix a ouviu e se fundiu com ela. Entretanto, após sofrer influências do Mestre Mental, Jean se tornou a Fênix Negra, portadora de um poder tão grande que ela foi capaz de devorar uma estrela e destruir todo um sistema solar, matando milhares de vidas no processo. Não vendo outra alternativa para deter o poder da Fênix, ela decidiu se sacrificar para salvar aqueles que amava. Por muito tempo foi dito que a Jean Grey é a melhor hospedeira da Força Fênix, pois ela consegue acessar todos os poderes da entidade.
    Durante a HQ Vingadores vs. X-Men, a Força Fênix teve vários outros hospedeiros, como Ciclope, Hope Summers, Emma Frost, Namor, Colossus e Magik.



    Sinopse: Jean Grey começa a desenvolver incríveis poderes que a corrompem e a transformam em uma Fênix Negra. Agora, os X-Men precisam decidir se a vida de um membro da equipe vale mais do que todas as pessoas do mundo.

    X-Men: Fênix Negra estreia no Brasil no dia 6 de junho.



    Texto: Leonardo Emerson
    Foto/Reprodução: Marvel Comics

  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário